top of page
  • CBN Ponta Grossa

"Fizemos tudo o que podíamos da melhor forma possível", diz prefeita sobre decisão da ESA

De acordo com a prefeita, o município fez "tudo o que podia da melhor forma possível" e que a expansão do exército no nordeste será produtiva para a região.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) comentou nesta sexta-feira (22) a decisão do Alto Comando do Exército que escolheu Recife (PE) como sede da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA).


Em um vídeo divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura, Elizabeth Schmidt ressaltou que o município tem vantagens estratégicas "que são atraentes para empreendimentos" além do plano militar. (Assista ao vídeo no final da reportagem).


De acordo com a prefeita, o município fez "tudo o que podia da melhor forma possível" e que a expansão do exército no nordeste será produtiva para a região.


A decisão foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) na tarde dessa quinta-feira (21) em um vídeo publicado nas redes sociais. A informação também foi confirmada pelo próprio exército.


Os estudos para a nova sede foram apresentados durante uma Reunião do Alto Comando do Exército, feita nesta semana. Além de Ponta Grossa, Santa Maria, no Rio Grande do Sul também competia para receber a escola.


No entanto, a cidade escolhida foi Recife, em Pernambuco. Segundo o Exército, a nova Escola permitirá concentrar a formação em uma única instituição, gerando a economia de pessoal e material e de recursos orçamentários.


Além de unificar a experiência militar oferecida aos homens e às mulheres, incrementando a qualidade de formação e fortalecendo a coesão e o espírito de corpo dos integrantes da Força.


Em nota, o Exército ressaltou que os estudos duraram quase dois anos e abrangeram todo o território nacional, com reuniões com autoridades públicas interessadas. A decisão, conforme os militares, foi eminentemente técnica.


Vantagens oferecidas por Ponta Grossa


De acordo com a prefeitura de Ponta Grossa, o município conta com uma estrutura militar semelhante à de Santa Maria, com vantagens estratégicas, como a proximidade com a capital do Estado, a disponibilidade imediata do Hotel de Trânsito, área adequada e disponível para a instalação, conexões aéreas e rodoviárias bastante acessíveis e disponíveis.


Segundo a administração, outro ponto positivo apresentado aos militares foi a rede de serviços públicos para o pessoal de apoio e familiares, com uma das maiores redes de ensino de toda a região Sul, um parque industrial consolidado, num cenário de população e PIB significativamente mais expressivos do que as cidades concorrentes.


Assista ao vídeo:




bottom of page