top of page
  • CBN Ponta Grossa

Fundação define ordem de vacinação em adolescentes e reforço em idosos

Atualizado: 28 de set. de 2021

As imunizações terão início com o grupo de adolescentes com comorbidades, idosos acima de 90 anos e o público idoso das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).


A vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos e a dose de reforço para idosos deve começar até a próxima semana em Ponta Grossa, segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS).


As imunizações terão início com o grupo de adolescentes com comorbidades, idosos acima de 90 anos e o público idoso das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). De acordo com a Fundação, esses públicos serão ampliados gradativamente, conforme o recebimento de doses das vacinas.


Segundo o departamento de imunização, na primeira etapa do público adolescente, serão vacinados os jovens de 12 a 17 anos com uma das comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra covid-19 no Plano Estadual de Vacinação.


Além dos adolescentes com deficiência permanente, Síndrome de Down, doença

renal crônica em diálise, grávidas, mulheres que tiveram filhos recentemente e os privados de liberdade.


A Fundação ressalta que será necessário o acompanhamento de pai ou responsável no momento da vacinação. Esse público deve apresentar declaração médica comprovando a condição médica. Após a vacinação do público de 12 a 17 anos com comorbidades, será ampliada a imunização por faixa etária dos demais adolescentes.


A dose de reforço deve começar em idosos acima de 70 anos que completaram a imunização há mais de seis meses. Esta etapa terá início com a vacinação do público das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e para os idosos acima de 90 anos.


A Fundação ainda aguarda nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde para definir a etapa de reforço da imunização para profissionais da saúde vacinados há mais de seis meses.



Comprovação médica


De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, pacientes acompanhados pelas unidades de saúde podem retirar a declaração na UBS. Os pacientes com diabetes da rede pública podem apresentar uma cópia da última receita (data de até 6 meses)

para ficar retida que serve para comprovação.


Já os que fazem acompanhamento pela rede privada, será preciso apresentar uma declaração do médico, em modelo de declaração disponível no Portal do CRM-PR para os médicos inscritos.


As adolescentes grávidas devem apresentar carteirinha de gestante e prescrição médica solicitando a vacinação.


Agendamento


A prefeitura de Ponta Grossa orienta que os adolescentes com comorbidades usem os próximos dias para solicitar a declaração médica e estar com o documento em mãos para abertura do agendamento, que ainda não tem data confirmada.


- D1 para adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente e

comorbidades (lista completa abaixo);

- D1 para adolescentes de 12 a 17 anos com Síndrome de Down, gestantes,

doença renal crônica em diálise e privados de liberdade;

- Dose reforço para idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos

(ILPI);

- Dose reforço para idosos acima de 90 anos

bottom of page