top of page
  • CBN Ponta Grossa

Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão e mira organização que atua no jogo do bicho na região

Apesar de não ter mandado de prisão, uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições.

Foto: Ministério Público do Paraná

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Ponta Grossa cumpriu na manhã desta quinta-feira (27) mandados de busca e apreensão em cinco cidades do Paraná contra uma organização criminosa que atua no jogo do bicho no estado.


A Operação Azimute foi deflagrada por agentes do Gaeco e da Promotoria de Justiça de Imbituva. Os mandados expedidos pela Vara Criminal de Imbituva são cumpridos contra nove pessoas em 12 endereços nas cidades de Imbituva, Prudentópolis, Ivaí, Colombo e Curitiba. Os principais focos da operação são Imbituva e Prudentópolis.


O objetivo é desarticular uma organização criminosa voltada à exploração da contravenção penal de jogo do bicho, corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com o Gaeco, as investigações começaram em 2020 e miram um grupo que possui uma grande rede de bancas de jogo do bicho em diversas cidades do estado.

Foto: Ministério Público

As investigações apontam que os suspeitos utilizam várias empresas para a lavagem do dinheiro obtido com a contravenção, como postos de gasolina, distribuidoras de bebidas e casas lotéricas.


A partir das buscas, o Ministério Público também vai averiguar uma informação inicial de que contraventores eram protegidos por agentes públicos locais, o que poderá caracterizar os crimes de corrupção e prevaricação.

A prática do jogo do bicho é considerada contravenção penal e se enquadra no artigo 51 da Lei de Contravenções Penais que proíbe a promoção de loteria sem autorização legal. Durante a operação desta quinta-feira, cinco pessoas foram autuadas em Termo Circunstanciado por exploração de jogo do bicho.


Apesar de não ter mandado de prisão, uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munições. Além disso, foram apreendidos documentos, celulares, computadores, HDs, máquinas para registro de jogo do bicho e R$ 104 mil em dinheiro.


bottom of page