top of page
  • CBN Ponta Grossa

Governador anuncia novos secretários nesta sexta-feira; Beto Preto permanece na saúde

Ricardo Barros vai assumir secretaria da Indústria e Roni Miranda a Educação.

O governador Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (23) mais cinco nomes para o primeiro escalão do governo do Paraná a partir de 2023. O atual deputado federal Ricardo Barros vai assumir a secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, criada neste ano.


Barros é engenheiro civil e foi eleito para o sétimo mandato na Câmara dos Deputados. Ele já ocupou a pasta em 2014. De acordo com o governo, o novo secretário tem especialização em Políticas Públicas, foi ministro da Saúde do governo Michel Temer, prefeito de Maringá e atuava na Liderança do Governo do presidente Jair Bolsonaro.


Outro nome confirmado nesta sexta-feira foi do atual diretor de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte, Roni Miranda. A partir do ano que vem a pasta volta a atender somente a educação.


No primeiro mandato de Ratinho Junior, a secretaria foi liderada por Renato Feder, que vai assumir a função no governo de São Paulo. No fim de novembro, a CBN adiantou que o nome de Miranda era cotado para assumir a pasta no Paraná.


Ele é considerado o braço direito de Feder e visto como um nome técnico que representaria a continuidade da gestão. Além de ser bem visto por setores da Assembleia Legislativa do Paraná.


Miranda é professor de História da rede estadual de ensino e fez toda a formação, na educação básica, nas escolas públicas do Paraná. Natural de Foz do Iguaçu, na região Oeste, ele cresceu em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.


Os outros três indicados se mantêm nos postos que já ocupam atualmente: Beto Preto na Saúde, Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência e Leticia Ferreira da Silva à frente da Procuradoria-Geral do Estado.


Ratinho Junior também indicou o deputado estadual eleito Hussein Bakri para ser o líder do Governo na próxima gestão. Na atual legislatura, ele já foi líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.



A partir de 2023, o governo do Paraná vai ter 24 secretarias, nove a mais que a atual gestão. Algumas pastas devem passar por mudanças, é o caso da Educação.


bottom of page