top of page
  • CBN Ponta Grossa

Governador anuncia retorno de Sandro Alex à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná

Governador anunciou nome do ponta-grossense para primeiro escalão e confirmou outros dois novos secretários.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O deputado federal Sandro Alex (PSD) vai retornar à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior (PSD) nesta segunda-feira (27). O ponta-grossense atuou na mesma secretária durante o primeiro mandato do governador.


Segundo o governo, a Secretaria de Infraestrutura e Logística é responsável pela gestão e obras nos diferentes modais logísticos do Paraná, incluindo estradas, portos, aeroportos e ferrovias. Entre as responsabilidades da pasta estão o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a empresa pública Portos do Paraná e a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste).


A expectativa é de continuidade da gestão. Sandro Alex ficou à frente da pasta por mais de três anos, entre 2019 e 2022. No ano passado, foi eleito deputado federal com 168.157 votos. Para assumir a secretaria, deve pedir licença do cargo parlamentar.


O governo prevê a finalização das obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, a duplicação e aumento de capacidade da PR-323, no Noroeste, a revitalização da PRC-280, no Sudoeste, a pavimentação da Estrada Boiadeira, também no Noroeste.


Conforme o governo, como secretário Sandro Alex foi responsável pela criação do programa Voe Paraná, o projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que vai ligar Maracaju (MS) ao Porto de Paranaguá. Entre os principais desafios está a concessão das rodovias paranaenses.


O objetivo do governo é levar o programa de concessão alinhado com o novo governo federal. Com 3,3 mil quilômetros de rodovias que serão concedidas à iniciativa privada, a expectativa é que a nova modelagem conte com mais de R$ 50 bilhões de investimentos e tarifas de pedágios mais baratas, além da transparência no processo, com o leilão sendo feito na Bolsa de Valores.


Com a nomeação, Sandro Alex faz dobradinha com o irmão o ex-prefeito Marcelo Rangel, que assumiu a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná. Os ponta-grossenses foram eleitos e tiveram que pedir licença para assumir os cargos no primeiro escalão do governo estadual.


Outras secretarias


Nesta segunda-feira, o governador também anunciou os secretários de Turismo e de Justiça e Cidadania. O ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do estado, Marcio Nunes, vai assumir o Turismo, que foi desmembrado para uma estrutura própria após a reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado.


O objetivo da pasta é promover o potencial turístico do Paraná e a ampliar os empregos e negócios ligados ao setor, fomentando também o desenvolvimento regional através do turismo.


A secretaria foi criada com a extinção da Paraná Turismo. A estrutura vai incorporar o Viaje Paraná, serviço social autônomo que será responsável pela elaboração de políticas públicas de turismo e ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no Exterior. Também faz parte da secretaria o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), para as decisões colegiadas.


A nova organização visa a modernização da gestão e a integração entre o setor público e privado e a ampliação da participação do setor na economia de forma sustentável. A conservação, valorização da diversidade cultural e natural, com foco na melhoria da qualidade de vida da população, são algumas das diretrizes estabelecidas para vencer os desafios dos próximos quatro anos.


Nunes é natural de Campo Mourão, engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente da cidade entre 1996 e 2000. No Governo do Estado, assumiu em 2011 a presidência do antigo Instituto das Águas do Paraná e foi secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo entre 2019 e 2022.


Já o ex-prefeito de União da Vitória Santin Roveda (União Brasil) vai assumir a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, que é um desmembramento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.


O objetivo da nova pasta é ampliar a proteção de crianças e idosos, o sistema de garantia de direitos, o diálogo com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também vai coordenar, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, ações de enfrentamento às violações de direitos.


A pasta vai administrar a rede dos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade (Censes) para jovens em conflito com a lei; a proteção, defesa, educação e orientação ao consumidor; a prevenção, repressão e fiscalização do uso de entorpecentes.


O novo secretário é de União da Vitória, onde foi prefeito de 2017 a 2020. Em 2014 foi candidato a deputado estadual e em 2022 ficou com a segunda suplência de uma das cadeiras da Câmara dos Deputados pelo partido União Brasil. Santin Roveda é empresário, filho do ex-deputado federal Airton Roveda, é casado e pai de um filho.

bottom of page