top of page
  • CBN Ponta Grossa

Governo do Paraná decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-governador Jaime Lerner

Lerner morreu nesta manhã, em Curitiba.

O governador Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner. O arquiteto e urbanista tinha 83 anos e morreu em decorrência de complicações de doença renal crônica nesta quinta-feira (27).


Lerner nasceu em Curitiba e era arquiteto e planejador urbano, formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ex-governador foi responsável pela criação e estruturação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e foi prefeito da Capital em três mandatos.


Na primeira gestão, Lerner implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente pela sua eficiência, qualidade e baixo custo.

Foi eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998. Ratinho Junior comentou o legado de Lerner para o Estado.


Ouça abaixo


Jaime Lerner também foi responsável pelos principais cartões-postais de Curitiba, como o calçadão da Rua XV de Novembro, a Ópera de Arame e o Jardim Botânico.


O ex-governador também foi citado em 2010 pela revista Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo e em 2018, foi reconhecido pela revista norte-americana Planetizen como o segundo maior urbanista da história.


Ouça:


bottom of page