top of page
  • CBN Ponta Grossa

Hospital Regional de Telêmaco Borba inicia atendimento


Após uma espera de mais de 10 anos, o Hospital Regional de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, abriu as portas nesta terça-feira (02). De acordo com o cronograma inicial, a unidade ficaria pronta apenas em outubro. Porém, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e com o apoio da Klabin, parte da operação foi antecipada, possibilitando inicialmente a abertura de 40 novos leitos, sendo 10 de UTI e 30 de enfermaria.


Até o final da pandemia, o atendimento será exclusivo para pacientes da Covid-19, com a administração sendo feita pela Santa Casa de Ponta Grossa. Além de Telêmaco Borba, o hospital irá atender também os moradores de Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania.


A edificação, secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, foi inaugurada por diversas vezes desde 2010, mas ainda não tinha recebido nenhum paciente. Ele lembrou que quando estiver funcionando com a capacidade total, o centro médico terá espaço para 20 leitos de UTI e 60 de enfermaria clínica. No pós-Covid, a estrutura será dedicada preferencialmente ao atendimento da mulher, com atendimento 100% SUS.


Responsável pela operação, Paulo Gustavo Bozz Serla, gerente na Santa Casa de Ponta Grossa, contou que 90 profissionais já foram contratados para administrar o dia a dia do hospital regional. A estrutura de Telêmaco Borba se soma aos Hospitais Regionais Ivaiporã, no Vale do Ivaí, aberto nesta segunda-feira (01), e o de Guarapuava, na Região Central, previsto para entrar em funcionamento até o fim do mês.


Somados, os três complexos vão agregar ao sistema público de saúde quando a capacidade estiver completa até 90 espaços de UTI e 238 enfermarias em condições de serem usadas simultaneamente.


Em Ivaiporã são até 20 leitos de UTI e até 60 leitos de enfermaria. Já em Guarapuava outros 40 leitos de UTI Adulto e até 80 leitos de enfermaria clínica. O Governo do Paraná mantém 1.781 leitos hospitalares em funcionamento, entre UTIs e enfermarias, para o atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19.


São 574 leitos de UTI adulto, 37 UTIs pediátricas e 1.100 de enfermaria, dos quais 70 pediátricos. A estrutura atende todas as macrorregiões do Estado e foi implantada ou aprimorada na rede hospitalar estadual já existente, além de contar com leitos contratados em hospitais particulares e filantrópicos.


Informações Agência Estadual de Notícias do Paraná

Imagem: AEN/Divulgação

bottom of page