• Redação

IBGE abre mais de 40 vagas para o Censo 2020 em Ponta Grossa



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) está oferecendo vagas em todo o Paraná para dois Processos Seletivos Simplificados. As vagas são para os cargos de Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS). Os aprovados no 'PSS' serão contratados para trabalhar no Censo Demográfico 2020.


De acordo com o edital, as vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. Os profissionais contratados temporariamente pelo Instituto também terão direito a férias e 13º salários proporcionais.


Em Ponta Grossa são oferecidas 42 vagas, sendo seis para Agente Censitário e 36 para Agente Censitário Supervisor. Para Castro são nove oportunidades, três em Carambeí e quatro em Palmeira. Ao todo são mais de 12 mil vagas no Estado.


A escolaridade exigida é de nível fundamental para o cargo de Recenseador e de nível médio para os cargos de Agente. As inscrições devem ser feitas via internet até o dia 24 de março. Na página é possível acessar o edital do processo seletivo com todas as orientações.


A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80 e para Recenseador, de R$ 23,61. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.


Os contratados vão trabalhar no Censo Demográfico que o IBGE vai realizar ainda neste ano em todo o país.


Provas estão marcadas para maio


As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais será divulgado no início de maio. As provas para Agentes estão marcadas para o dia 17 de maio e para Recenseadores, no dia 24.


Conforme o edital, os candidatos a Recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, cinco sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. Já os candidatos a Agentes devem fazer prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo, cinco de Ética no Serviço Público, 15 de Noções de Administração/Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.


Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias


Ouça o boletim:




Visite

R. XV de Novembro, 591 

Centro 

Ponta Grossa - PR

Ligue

Fone: 42 - 3028 1300

Whats: 42 9 9994 1011