ICT dos Campos Gerais será lançado nesta quinta (22) em Ponta Grossa
- CBN Ponta Grossa
- há 14 minutos
- 2 min de leitura
A Universidade Livre do Meio Ambiente e a Prefeitura de Ponta Grossa realizam nesta quinta-feira (22), a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Instituto de Ciência e Tecnologia dos Campos Gerais. O evento será às 11h, no Lago de Olarias, próximo ao local onde o centro será construído.
O Instituto será implantado pela Unilivre em uma área ao lado do Lago de Olarias, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural cedida à universidade. O investimento previsto para a obra e os equipamentos é de 90 milhões de reais. A proposta é desenvolver soluções com o uso de inteligência artificial para desafios sociais, ambientais, urbanos e também relacionados ao desenvolvimento econômico.
A estrutura terá auditório, estações de trabalho, espaços de convivência, café coworking e cobertura. Outras instalações ainda devem ser definidas.
Segundo a Unilivre, o projeto pretende ser um espaço de inovação com foco na formação de profissionais, especialmente em cursos de pós-graduação, em parceria com a comunidade acadêmica dos Campos Gerais. O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2025 e o prazo de conclusão varia entre dois e três anos. A expectativa é que o Instituto esteja em funcionamento até 2028.
O entorno do ICT será transformado em um Parque Ecológico, com integração à vegetação nativa e à paisagem da região, utilizando inteligência artificial como forma de promover bem-estar e conexão com o meio ambiente.
O projeto tem apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e de secretarias estaduais. Também participam o Instituto Água e Terra, o Instituto de Tecnologia do Paraná, a Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, o Sistema Fetranspar e a Paraná Tecnologia e Metrologia.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria