top of page
  • CBN Ponta Grossa

Mais de 180 vans escolares estão paradas desde a suspensão das aulas em Ponta Grossa


O Transporte Escolar de Ponta Grossa foi um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Mais de 180 vans registradas na Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) estão paradas desde que as aulas foram suspensas no município, no final de março.


De acordo com a coordenadora do Núcleo de Transporte Escolar de Ponta Grossa, Alessandra Regina Muffo Tortato, a crise já atinge cerca de 90% do setor. "Se você tem cem alunos e ficar, de repente, com quinze alunos e com 50% do ganho, o seu impacto foi no mínimo uns 90%", declara.


Na semana passada, representantes dos motoristas de vans se reuniram com o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) para solicitar auxílio até o retorno das aulas no município. De acordo com a Prefeitura, o encontro discutiu ações para minimizar "os impactos causados a essa categoria no contexto de pandemia do coronavírus".


Além dos representantes da categoria e do prefeito, alguns membros do comitê de emergência da Saúde e o vereador Felipe Passos (PSDB) participaram da reunião. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura afirmou que após o debate das propostas, a "a apresentação do projeto de lei ficou a cargo do representante do Legislativo presente na reunião".


Na segunda-feira (25), o vereador apresentou o Projeto de Lei nº 108/2020, que garante que as vans escolares possam desempenhar outras atividades durante a pandemia, como transporte de cargas e pessoas. Na sessão da última quarta-feira (27), o Núcleo de Transporte Escolar pediu que o projeto seja aprovado com urgência. No entanto, caso não tenha as assinaturas necessárias, o texto pode levar mais de um mês para ser votado.


Em nota, a Prefeitura declarou que "busca permanentemente estudar alternativas que possibilitem a retomada de atividades de todas as categorias da iniciativa privada do município".


Foto: Kauter Prado/CMPG


Ouça a reportagem:


bottom of page