top of page
  • CBN Ponta Grossa

Mais de 90% das empresas do Paraná encerram maio em atividade

Apesar da retomada das atividades, o volume de negócios está abaixo do padrão normal; situação tem reflexo nas receitas do Estado.



Análise do Governo do Estado aponta que 94% das empresas paranaenses estavam em atividade na última semana de maio. Esta avaliação tem como base a emissão de notas fiscais eletrônicas. Por este parâmetro, apenas mil e 400 estabelecimentos que operam no Simples Nacional, e 900 do Regime Normal, ainda estavam fechados no dia 29 do mês passado.


Os dados constam no boletim conjuntural elaborado pelas secretarias de Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fazenda, divulgado nesta quinta-feira (04). A análise revela que, apesar da retomada das atividades, o volume de negócios está abaixo do padrão normal.


O momento causado pela pandemia da Covid-19 tem reflexo direto nas receitas do Estado. Somente em maio, houve perda de 853 milhões de reais na arrecadação do ICMS em relação ao valor previsto na Lei Orçamentária Anual.


A queda de arrecadação atingiu as nove principais atividades econômicas do Estado no mês passado, sendo que a maior queda foi no setor de combustíveis, onde a receita caiu quase 61%. Segundo o boletim conjuntural, a redução da atividade produtiva, embora mais aguda no segundo trimestre do ano, deve afetar o desempenho econômico do Estado até o final do ano.


A projeção é de resultados negativos no terceiro trimestre, em -8,9% em relação à previsão inicial, e no quarto trimestre -6%. As expectativas de mercado apontam que apenas em 2022 deve ser observado o mesmo nível de produção e renda do ano passado. Outros detalhes, como o rendimento por setor, nas exportações e demais áreas podem ser consultados em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)

bottom of page