top of page
  • CBN Ponta Grossa

Metade da produção da cevada é perdida na região de Ponta Grossa, aponta boletim

O clima é o principal fator de preocupação dos produtores.

Foto: AEN

A região de Ponta Grossa perdeu metade da produção da cevada neste ano devido às chuvas durante a colheita. A informação é do Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, feito pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral).


De acordo com o documento, neste ano a produção foi de 87.863 toneladas, considerada expressiva, representando aumento de 25%, se comparado com o ano passado.


No entanto, para atingir o padrão cervejeiro, o grão de cevada precisa ter PH acima de 58, umidade máxima de 13% e poder germinativo de 95%. Na região de Ponta Grossa, 50% dos grãos ficaram abaixo desse padrão.


Segundo os técnicos do Deral, provavelmente o produto será destinado para ração animal. Conforme o boletim, a perda de qualidade se deve ao excesso de chuvas em outubro, época forte de colheita do grão.


No núcleo de Ponta Grossa, alguns municípios chegaram a ter até 300 milímetros de chuvas. O Paraná é líder absoluto na produção brasileira de cevada. No ano passado, o estado foi responsável por 72% da produção no país.


Com a colheita da cevada encerrada, a região de Guarapuava, principal produtora, garantiu excelente qualidade aos grãos, com 99% alcançando padrão cervejeiro, segundo o Boletim referente ao período de 10 a 16 de dezembro.


O Paraná teve 75.995 hectares de terras cobertas pela cevada neste ano. Isso representou aumento de 21% em área plantada em relação a 2020. A produção cresceu 14% e chegou a 311.333 toneladas.


Guarapuava é responsável por 62% do que é produzido no estado. Os produtores locais tiraram 193.375 toneladas de grãos com qualidade de excelência em 45.500 hectares.


O clima é o principal fator de preocupação dos produtores. Ao contrário da cevada, que foi prejudicada pelo excesso de chuvas em Ponta Grossa, o tempo seco pode prejudicar a colheita da soja.


No Paraná, 100% da área destinada para a cultura da soja já foi semeada. Mas, segundo o relatório de plantio e colheita, as condições climáticas das últimas semanas contribuíram para a piora das lavouras em todo o estado.


Isso porque as chuvas registradas em outubro, que prejudicaram a colheita da cevada, não tiveram sequência nos meses de novembro e dezembro. De acordo com o boletim, das lavouras semeadas, 72% estão em boas condições, 23% estão em condições medianas e aproximadamente 6% estão em condições consideradas ruins.


O último relatório mensal de acompanhamento de safra, publicado no dia 22 de novembro, mostrava que a região de Ponta Grossa já tinha plantado 96% da área prevista para a primeira safra da Soja 2021/2022. A região é a segunda maior produtora do estado, atrás apenas de Campo Mourão.


De acordo com a estimativa de safra do Departamento de Economia Rural, a área total para o plantio do grão é de 540.850 hectares em Ponta Grossa.


Segundo o relatório do Deral, o rendimento inicial do plantio da soja na região de Ponta Grossa ficou entre 3.750 e 4.150 kg por hectare, com uma projeção inicial de até 2.244.528 toneladas do grão.

bottom of page