Ministério da Saúde abre vagas do ‘Mais Médicos’ em Ponta Grossa
- CBN Ponta Grossa
- há 23 minutos
- 2 min de leitura

O Ministério da Saúde abriu as inscrições para o segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, iniciativa que integra o Agora Tem Especialistas e tem como objetivo ampliar o acesso da população a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). Ponta Grossa está entre os municípios contemplados no novo edital.
No Paraná, são 16 vagas imediatas distribuídas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública. Além de Ponta Grossa, as oportunidades estão disponíveis nos municípios de Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá e Santo Antônio da Platina.
O edital foi lançado nesta terça-feira (3), em Brasília, e prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco do programa é atender regiões com maior demanda, vulnerabilidade social e dificuldade de acesso a especialistas.
Atualmente, 583 médicos especialistas já atuam pelo programa em todas as regiões do Brasil. Com a abertura deste novo ciclo, a expectativa do Ministério da Saúde é ampliar esse número para 1.500 profissionais, fortalecendo principalmente o atendimento no interior do país e nas regiões metropolitanas.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o avanço do programa é resultado da articulação entre diferentes políticas públicas. “Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas voltadas à formação e ao provimento de profissionais para o SUS. Vivemos um momento histórico de fortalecimento da saúde pública no Brasil”, afirmou.
Lançado em 2025, o Mais Médicos Especialistas é uma iniciativa inédita voltada à expansão da oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, além da redução do tempo de espera na rede pública.
As inscrições estão abertas até o dia 19 de fevereiro e devem ser realizadas por meio da plataforma UNA-SUS.




