Mulher morre em PG após falha no telefone de emergência do Samu
- CBN Ponta Grossa
- há 14 minutos
- 1 min de leitura
Uma mulher em tratamento oncológico morreu após o telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, ficar fora do ar e a família não conseguir acionar o socorro. O caso aconteceu na última sexta-feira (5), em Ponta Grossa.
A informação foi confirmada pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais, responsável pelo serviço na cidade. O órgão informou que o telefone apresentou instabilidades devido a falhas nas operadoras de telefonia, o que também afetou os números da Polícia Militar, 190, e do Corpo de Bombeiros, 193.
Segundo o Samu, familiares da paciente tentaram acionar o atendimento pelo 192, mas não conseguiram contato imediato. A Central de Regulação de Urgências recebeu o chamado apenas depois, quando uma equipe foi acionada para ir até a casa da vítima. No entanto, ao chegar no local, a mulher já havia morrido. O nome e a idade dela não foram divulgados.
Em nota, o Samu manifestou pesar à família e afirmou que mantém o compromisso com a qualidade e a eficiência dos atendimentos.
Neste sábado (6), a assessoria do consórcio disse que, embora diversas chamadas tenham sido recebidas normalmente, parte dos acionamentos não foi concluída por causa da instabilidade da rede. O órgão destacou que o problema envolveu mais de uma operadora de telefonia, ampliando o impacto sobre os serviços de emergência.
De acordo com o Samu, não é possível determinar o início ou o fim do período crítico, nem quantificar as chamadas que não se concretizaram. Até o momento, o único caso formalmente registrado é o da paciente em tratamento oncológico.