top of page
  • CBN Ponta Grossa

Número de startups cresce em Ponta Grossa, aponta levantamento

Ponta Grossa é a sexta colocada em número de startups no estado.

Foto: Clube da Robótica

O número de startups aumentou em Ponta Grossa, segundo o Mapeamento das Startups Paranaenses 2022, divulgado nessa quinta-feira pelo Sebrae. Já são 81 empresas com esse modelo de negócio no município. No levantamento anterior eram 76.


Na região, o número de startups aumentou de 98 para 109. Conforme o Sebrae, o foco neste ano é no desenvolvimento dos projetos que trazem algum tipo de melhoria e visibilidade para a Regional.


O Clube da Robótica é uma startup ponta-grossense que atua como uma escola de robótica. A startup foi criada em 2019 e oferece serviços ligados à educação. O CEO do Clube, Evandro Kafka Diadio, afirma que os produtos já chegaram em 19 estados.


Ele comenta que uma parceria com um colégio de Ponta Grossa permitiu uma mudança no modelo da startup. Agora, alunos podem desenvolver presencialmente projetos que envolvem a robótica.


As startups são separadas em 28 verticais econômicas, como a Agrotech, que promove a revolução digital no agronegócio, internet e comunicações, Healthtech & Wellness, ligada à saúde e bem estar, Edutech, de educação e Construtech, de construção civil.


O Clube da Robótica está inserido na vertical Edutech, que tem o objetivo de tornar o aprendizado mais eficiente e interessante. Para Evandro Kafka Diadio, a pandemia acelerou mudanças nesse setor.


Ponta Grossa tem quatro startups caracterizadas como edutech, seis ligadas à construção civil, quatro de biotech e quatro de agrotech. Mas o destaque são as logtechs, startups de processos de logística, como transporte de cargas, gestão de entregas e relacionamento com empresas de frete. Dessa vertical, são oito startups no município.


Ponta Grossa é a sexta colocada em número de startups no estado. Curitiba está em primeiro, seguida de Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco.


No Paraná, o número de startups cresceu 36,4%, conforme o mapeamento. O estado totaliza 1.956 startups em atividade em 108 municípios. No ano passado, o número de startups atingiu 1.434. No estudo realizado em 2019, eram 1.032 empreendimentos.


O levantamento foi realizado a partir de pesquisa aplicada às startups do estado, entre 15 de novembro e 15 de dezembro de 2021. Para o número total, foram consideradas 1.139 startups que já estavam ativas, após análise do estudo anterior, mais 817 respostas de novas startups.


A pesquisa também mostrou que o número de mulheres entres os fundadores de startups aumentou. No mapeamento 2021/2022, 64% das startups têm homens como fundadores e 36% têm mulheres como criadoras do negócio. No levantamento anterior, eram 77,3% homens e 22,7% mulheres. Já em 2019, eram 84% homens e 16% mulheres.


Ouça a reportagem:


bottom of page