Novembro Azul: campanha chama atenção para a prevenção do câncer de próstata
- CBN Ponta Grossa

- 10 de nov. de 2020
- 1 min de leitura

Cerca de 2.400 homens receberam o diagnóstico de câncer de próstata no Paraná no ano passado, e 929 morreram. A estimativa é que os registros continuem aumentando. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no triênio 2020-2022 ocorrerão mais de 3 mil novos paranaenses com câncer de próstata a cada ano.
Para conscientizar o público-alvo sobre a importância da promoção à saúde do homem, a campanha Novembro Azul está em mais uma edição.
Em Ponta Grossa, em razão da pandemia, as atividades municipais em alusão ao mês serão reduzidas. Conforme a Prefeitura, equipes da Atenção Básica em saúde estão em busca de familiares de homens que morreram de câncer de próstata nos últimos três anos.
Após a seleção, serão feitas ações educativas de conscientização a prevenção nas Unidades de Saúde, que incluem o controle do peso, obesidade, dieta equilibrada e exercícios físicos.
A Prefeitura também informou que até outubro 3.538 exames de PSA foram realizados nos postos. O exame feito através da coleta de sangue, é recomendado para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições.
No ano passado, o total de exames foi de 8.422.
Ouça o áudio da matéria:








Comentários