Novo coronavírus impacta no dia a dia de asilos em Ponta Grossa
- CBN Ponta Grossa

- 24 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Foi necessário aplicar protocolos para evitar o contágio dessa parcela da população, considerada pelas autoridades de saúde, mais vulneráveis a doença.

O cenário da pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de asilos e instituições que atendem idosos em Ponta Grossa. Foi necessário aplicar protocolos para evitar o contágio dessa parcela da população, considerada pelas autoridades de saúde, mais vulneráveis a doença.
Um dos asilos da cidade, com cerca 100 idosos, os funcionários só podem entrar após medir a temperatura e higienizar as mãos. A equipe multidisciplinar passou por treinamentos e recebeu doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). De acordo com a Assistente Social do asilo, Fernanda Almeida da Silva, na rotina dos idosos a maior mudança foi a suspensão das visitas.
Ouça abaixo
A instituição, como outras na cidade, recebe verba pública para arcar com as despesas mensais, porém, Fernanda Almeida afirma que o período influenciou para a queda de receitas do asilo.
Ouça abaixo
As medidas de isolamento e cuidados para evitar que doença atinja esse grupo, também foram tomadas em um lar de idosas de Ponta Grossa, que atende 30 mulheres. A Assistente Social Tayna Balder, representante do local, explica que desde o início eles priorizaram manter a transparência nas informações.
Ouça abaixo
Segundo Tayna, as restrições impactaram emocionalmente nas idosas e a instituição tenta amenizar a falta das visitas com adaptações.
Ouça abaixo
Quatro Instituições Públicas de Longa Permanência (ILPI) são cadastradas na Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) e segundo a gestão municipal, não houve registros de contágio da Covid-19 em nenhum delas até essa terça-feira (23).
Doações
A população pode ajudar as instituições que atendem idosos em Ponta Grossa, com a doação de alimentos, itens de higiene e outros.
Veja como contribuir:
Colmeia Espírita Cristã Abegail
Para doações é necessário entrar em contato pelo telefone: 42 3235-1848
Rua Estácio Rodrigues da Cunha, 550, Cara Cará.
Asilo São Vicente de Paulo
Interessados podem doar:
Fraldas geriátricas (Tamanho G), luvas descatáveis, alimentos não perecíveis e outros.
Bazar: Terças, quartas e quintas-feiras
Rua Júlio de Castilho, 1104 - Centro
Mais informações no telefone 42 3224 0827
Imagem: Divulgação/AEN
Ouça a matéria:








Comentários