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Obras de duplicação da BR-277 têm início em Palmeira e Irati

  • Foto do escritor: CBN Ponta Grossa
    CBN Ponta Grossa
  • há 10 minutos
  • 2 min de leitura

A duplicação de dois trechos da BR-277 começou nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, com obras simultâneas nos municípios de Palmeira e Irati. A intervenção marca o início de uma nova etapa em uma rodovia utilizada diariamente por trabalhadores, viajantes e pelo transporte de cargas no Paraná.

A previsão é que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2027 Foto: Divulgação
A previsão é que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2027 Foto: Divulgação

O projeto foi apresentado nesta terça-feira, em Irati, durante um evento que reuniu convidados e autoridades locais, estaduais e nacionais.


A execução das obras é de responsabilidade da concessionária Via Araucária. Os trabalhos tiveram início após a liberação da licença ambiental emitida pelo Instituto Água e Terra, o IAT.


Segundo a concessionária, nesta primeira fase as equipes atuam na retirada de vegetação, serviços de drenagem e preparação do solo, etapas necessárias para a construção das novas pistas.


Atualmente, os dois trechos da rodovia funcionam em pista simples. Com a duplicação, a expectativa é ampliar a segurança no trânsito e melhorar o fluxo de veículos.


Nesta etapa inicial, serão duplicados 27,5 quilômetros da BR-277, com investimento total de 240 milhões de reais. Desse valor, 90 milhões de reais serão aplicados no trecho de Palmeira e 140 milhões de reais no trecho de Irati. A previsão de conclusão das obras é fevereiro de 2027. Além das novas pistas, estão previstos dispositivos de retorno, além de pontes e viadutos.


O primeiro trecho contempla 10,4 quilômetros de duplicação em Palmeira, entre os quilômetros 164 e 175 da rodovia. As obras incluem uma faixa adicional antes da praça de pedágio de Porto Amazonas, uma nova ponte sobre o Rio dos Córregos e duas interseções em níveis diferentes antes e depois da praça de pedágio, com foco na melhoria dos cruzamentos e do fluxo de veículos.


O segundo trecho terá 17,1 quilômetros de duplicação, entre os quilômetros 249 e 266, em Irati. Estão previstas vias marginais, um viaduto de acesso e retorno, além de interseções em níveis diferentes antes e depois da praça de pedágio, com foco na organização do tráfego urbano e regional.


A BR-277 liga o Paraná de leste a oeste, conectando cidades como Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu.


De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, os primeiros estudos para a construção da rodovia começaram na década de 1940, e a estrada foi inaugurada como eixo principal em 1969.

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