top of page
  • CBN Ponta Grossa

Obras do Condomínio do Idoso em Ponta Grossa começam depois da liberação do alvará

Empreendimento no bairro Cará-Cará deve ter 40 moradias destinadas a pessoas com 60 anos ou mais.


Foi assinada ontem (22) a ordem de serviço para a construção de um Condomínio do Idoso em Ponta Grossa. O empreendimento no bairro Cará-Cará deve ter 40 moradias destinadas a pessoas com 60 anos ou mais com o pagamento em sistema de um aluguel social.


O espaço previsto vai contar com estrutura de saúde, lazer e acompanhamento social. Segundo o Governo do Paraná, as obras vão começar após a liberação do alvará pela prefeitura e devem ser finalizadas em um ano.


O valor investido é de mais de R$ R$ 4,4 milhões em recursos do tesouro estadual em Ponta Grossa e fazem parte do Programa Viver Mais.


A ordem de serviço foi assinada por representantes da Cohapar, a Prefeitura Elisabeth Schmidt e pelo governador Ratinho Junior nessa segunda-feira.


Casas são preparadas para idosos


As casas de alvenaria terão 42 metros quadrados e serão construídas em duplas, conjugadas. Os imóveis têm sala, cozinha, um quarto e um banheiro, além de uma lavanderia externa. As unidades também serão entregues com piso, acabamentos e todas as instalações elétricas e hidráulicas necessárias para o idoso iniciar a mudança de imediato.


Há três grandes particularidades para atender o perfil: as portas são maiores do que os projetos habituais da Cohapar, os banheiros terão barras de segurança e os acessos externos contarão com rampas, pensando também em uma rotina com cadeira de rodas.


Este será o primeiro condomínio que contará com uma piscina aquecida para a prática de hidroginástica. Entre outros espaços, os futuros moradores terão acesso à academia, biblioteca, sala de informática e ambulatório básico.


Inscrições


Os interessados ou familiares podem fazer as inscrições para seleção das unidades pelo site da Cohapar. Podem participar pessoas sozinhas ou casais com renda mensal de um a seis salários mínimos e que não possuam casa própria.


Prefeitura de PG doou terreno para a obra


Como contrapartida para viabilização do empreendimento, a Prefeitura de Ponta Grossa fez a doação do terreno, de 10,5 mil metros quadrados localizado no bairro Cará-Cará. A administração municipal também será responsável pelos acompanhamentos médicos e sociais periódicos aos futuros moradores.


O modelo utilizado nos projetos substitui a tradicional comercialização ou repasse dos imóveis definitivamente às famílias pelo sistema de aluguel social. Com isso, as moradias serão redirecionadas a outros beneficiários no futuro, após a sua desocupação, o que permite um caráter permanente de atendimento à população da terceira idade na cidade.


Programa Viver Mais


O primeiro condomínio para idosos do Paraná foi entregue em Jaguariaíva e, além de Ponta Grossa, há obras em andamento em Foz do Iguaçu, Irati e Prudentópolis. Cascavel, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá e Telêmaco Borba também serão contemplados e o objetivo do governo estadual é chegar à contratação de 21 empreendimentos.



Ouça:



bottom of page