top of page
  • CBN Ponta Grossa

Padre Roberval retorna ao Santuário da Mãe Aparecida

Como seminarista, preparou sua ordenação ali. Agora, volta com reitor

Fotos: Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida

Depois de sete anos, padre Roberval Mulhtedt volta à Paróquia São Sebastião/ Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida. Agora, como pároco e reitor. Em 2016, o sacerdote foi acolhido como seminarista para preparar ordenação diaconal e presbiteral na Matriz, o que aconteceu em agosto de 2017, quando, então, foi designado para a Paróquia Sant’Ana, de Castro. Desde a posse como reitor, no último dia 18, padre Roberval vem conversando com representantes de pastorais e movimentos, moldando a reestruturação de algumas delas, inclusive, marcando formações, especialmente na área litúrgica pastoral.

    

“Estou bastante animado. A paróquia foi muito acolhedora, muito receptiva. É um povo muito sedento. Venho tendo agenda com o pessoal das coordenações, todos os dias, justamente para nos reestruturar. A nossa paróquia santuário está de portas abertas para acolher todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida e de São Sebastião”, garante padre Roberval, que é proveniente da região. Sua família pertence à Paróquia São Pedro Apóstolo. É moradora da Colônia Moema, próximo ao Mosteiro da Ressurreição.

    

Outra das tarefas do novo pároco e reitor tem sido tomar frente nas obras de readequação da Matriz, assolada pelo vendaval de 12 de outubro. E já chegou trazendo novidades. O padre assinou, ontem (28), o contrato para a execução da primeira parte dos serviços na igreja. “Estamos muito felizes com a obra porque (a empresa) tem prazo de 90 dias para que o povo volte a frequentar a igreja”, antecipa, citando que os serviços serão custeados pela Campanha dos Devotos, “onde cada fiel, cada pessoa que ama Nossa Senhora Aparecida pode fazer parte dessa obra, ajudar. Uma campanha que já vem acontecendo, mas que estamos divulgando mais. Muita gente não sabe que poderia ajudar”, detalha.

    

Como diocesano, o santuário também receberá recursos da Cúria por intermédio de empréstimo. “Ainda estamos pensando em organizar um show de prêmios e eventos diversos, para levantar recursos”, destaca o reitor. Com o projeto total de readequação pronto, a igreja terá um novo visual. “Um novo desenho da cruz, um novo átrio...Mais detalhes vamos contando aos poucos, para manter a surpresa, mas, vai ficar muito bonito. Só posso dizer isso. Com um visual que vai respeitar, acompanhar a arquitetura, o projeto original pensado pelo padre Carlos Zelensy. Vamos dar continuidade nele, mas o atualizando, modernizando”, acrescenta padre Roberval.



Pastur

    

Padre Roberval desempenha funções junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Regional Sul 2. Foi eleito recentemente coordenador da Pastoral do Turismo e dos Santuários do Paraná, até 2017. Sua missão é movimentar os 73 santuários para que haja mais comunhão. “Agora, em maio, inclusive será em Ponta Grossa, na Casa de Oração São Josafat, o primeiro encontro do ano com todos os santuários do estado para partilhar experiências, melhorar e recepcionar os peregrinos da melhor forma possível. É uma partilha sobre o que dá certo nos santuários, como está funcionando a Pastoral do Santuário... e teremos também a presença de um assessor para conduzir o encontro”, adianta. O nome do palestrante e o tema da reflexão ainda estão sendo definidos.

    

O encontro deve contar com aproximadamente 35 reitores de santuários paranaenses.


Das Assessorias

bottom of page