top of page
  • CBN Ponta Grossa

Paraná desobriga uso de máscaras em locais fechados

Medida já está em vigor e leva em consideração a situação estável da circulação da Covid-19 no estado.

Foto: Agência Estadual de Notícias

O Paraná liberou a circulação de pessoas sem máscaras em locais fechados nesta terça-feira (29). O decreto, assinado pelo governador Ratinho Junior, recomenda o uso do equipamento no transporte público, espaços de saúde e clínicas.


Conforme o governo, a medida já está em vigor e leva em consideração a situação estável da circulação da Covid-19 no estado, com internamentos, mortes e taxa de transmissão em queda consistente há algumas semanas.


No dia 16 de março, o Paraná flexibilizou o uso da máscaras em locais abertos. A medida foi tomada quase dois anos depois da instituição da obrigatoriedade do equipamento. Uma lei estadual obrigava o uso da máscara desde o dia 28 de abril de 2020.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, quase 80% da população paranaense está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço.


A Secretaria afirma que houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. No Paraná, a média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda.

bottom of page