top of page
  • CBN Ponta Grossa

Paraná deve flexibilizar uso de máscaras; Comitê em Ponta Grossa estuda medida no município

Conforme a administração, os estudos levam em conta os riscos que a medida pode impactar local e regionalmente.

Foto: Pixabay

O Centro de Operações Emergenciais da prefeitura de Ponta Grossa estuda a liberação do uso das máscaras em locais abertos no município. Conforme a administração, os estudos levam em conta os riscos que a medida pode impactar local e regionalmente.


Segundo a Fundação Municipal de Saúde, mesmo em casos de decretos estaduais, o comitê faz a primeira avaliação e analisa o panorama regional e local para a tomada de decisões. Nessa quarta-feira (09), o governo do estado encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que revoga o uso obrigatório da máscara no Paraná.


O projeto também propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização do uso de máscara durante a pandemia. Com a alteração, as medidas de controle epidemiológico passam a ser da Secretaria Estadual da Saúde.


O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), indicou que o Legislativo deve tratar o assunto com agilidade e vai colocar a proposta em votação no plenário até a próxima quarta-feira (16).


Caso aprovado, o projeto será sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD). Após o trâmite, a Secretaria vai definir os detalhes sobre o uso da máscara. A ideia, segundo a pasta, é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual.


A iniciativa foi aprovada pelo comitê científico da Secretaria Estadual da Saúde e toma por base a melhora de diferentes indicadores da pandemia, como o avanço da vacinação e a diminuição do número de mortes e dos casos mais graves da doença.


De acordo com a Secretaria, mais de 75% da população está com a cobertura vacinal completa no Paraná. A média móvel de casos caiu 62% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 47% no mesmo período.


bottom of page