Paraná reforça segurança com implantação de câmeras inteligentes
- CBN Ponta Grossa
- há 54 minutos
- 1 min de leitura
O Programa Olho Vivo inicia uma nova etapa de modernização no sistema de videomonitoramento, com a integração de tecnologias de Inteligência Artificial para apoio às atividades de segurança. O investimento previsto é de 400 milhões de reais.

A ampliação permite cruzamento de dados em tempo real, emissão automática de alertas e identificação mais rápida de suspeitos, veículos furtados ou roubados e pessoas desaparecidas. As câmeras passam a operar em um modelo de investigação assistida, no qual a análise das imagens deixa de depender exclusivamente do monitoramento humano.
A nova fase foi apresentada em Curitiba e reúne diferentes áreas envolvidas no desenvolvimento da iniciativa. Segundo os responsáveis pelo projeto, o avanço tecnológico amplia a capacidade de antecipar riscos e reforça as estratégias de prevenção.
A etapa atual também incorpora padrões técnicos para aquisição dos equipamentos pelos municípios e disponibiliza softwares que garantem a integração completa da rede. O processo de implantação ocorre por fases e já teve início com um projeto-piloto em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.




