top of page
  • CBN Ponta Grossa

Paraná vai testar idosos atendidos em instituições de longa permanência

Iniciativa abrangerá cerca de 350 instituições, com aproximadamente 10 mil idosos e 6 mil profissionais.


O Estado do Paraná vai implementar a testagem do novo coronavírus em instituições para idosos. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), as orientações para a nova medida de controle a Covid-19 foram enviadas nesta quarta-feira (08) para as 22 Regionais de Saúde.

O Paraná foi o primeiro Estado a anunciar o plano para a implantação da testagem nas instituições de longa permanência em todos os municípios do estado. O anúncio foi feito em reunião do Centro de Operações em Emergências (COE), no dia 23 de junho, com a aprovação de Nota Orientativa (41/2020) elaborada em conformidade com as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde. “As ILPIs, chamadas anteriormente de asilos, recebem pessoas consideradas com saúde frágil ou em risco de fragilização, que apresentam necessidades complexas e maior risco para contrair infecções.  Por isso nossa atenção especial e recomendação para a testagem em todo Estado”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto

A testagem vai atender cerca de 350 Instituições de Longa Permanência públicas, filantrópicas e privadas, que abrigam cerca 10 mil idosos e tem perto de 6 mil profissionais atuando diariamente. Para a aplicação dos testes, as Regionais de Saúde devem solicitar o material de exames de RT-PCR para à Secretaria da Saúde, de acordo com as necessidades do município. “Muitas Regionais já têm este material e estão distribuindo para os municípios que podem iniciar a testagem. Nosso objetivo é identificar precocemente idosos e trabalhadores portadores da doença”, afirmou Beto Preto.


De acordo com Divisão de Atenção e Vigilância em Saúde, o Paraná tem a quinta maior população idosa do país, com um total de 1,7 milhão. O Ministério Público também tem orientado a testagem dos idosos que residem nas instituições, principalmente em cidades onde já foram registradas contaminações.


Ouça a matéria:


bottom of page