A expectativa foi anunciada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (05), no Palácio Iguaçu.
De acordo com um cálculo feito pelos governos estadual e federal, as tarifas de pedágio poderão ter redução de até 50% no Paraná após a nova concessão das rodovias.
A expectativa foi anunciada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (05), no Palácio Iguaçu.
Os atuais contratos das rodovias terminam no fim de novembro deste ano e a perspectiva do governo é que a nova concessão vá a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nos primeiros meses de 2022, após avaliação técnica do Tribunal de Contas da União (TCU).
Segundo o secretário, a tarifa média inicial por quilômetro rodado é de R$ 16,30, valor que pode cair para R$ 11,30 quando começar o leilão na Bolsa de Valores com a disputa das empresas.
A proposta final desenvolvida por técnicos dos governos estadual e federal prevê o modelo de menor tarifa, sem limite de desconto e com garantia de obras a partir de um seguro-usuário, que é um aporte financeiro para garantir a execução do contrato.
O valor do seguro é proporcional ao porcentual de desconto concedido à tarifa.
A nova concessão está dividida em seis lotes que totalizam 3,3 mil quilômetros de estradas. O conjunto é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%).
O projeto prevê investimentos de R$ 44 bilhões em obras, valor equivalente a 120 anos de orçamento federal para rodovias aplicado somente no Paraná.
Segundo a proposta, construções, modernizações e revitalizações precisam necessariamente ocorrer nos primeiros anos do acordo.
Somente após todas as execuções estipulados em contratos serem concluídas é que as empresas poderão cobrar o valor cheio da tarifa – antes disso o desconto será de 40%.