top of page
  • CBN Ponta Grossa

Pesquisa aponta retomada do comércio de Ponta Grossa em 2021

Os dados são parciais e mostram o acumulado de janeiro a outubro do ano passado.

Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

O comércio de Ponta Grossa apresentou alta de 4,69% em 2021, segundo uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).


Os dados são parciais e mostram o acumulado de janeiro a outubro do ano passado. O ramo com maior destaque no município foi as concessionárias de veículos, com 31,52%, seguido de autopeças, com 26,94%.


Conforme a pesquisa, o setor de Ótica, Cine-Foto-Som teve resultado positivo de 10,59% e as Farmácias de 9,95%. Os setores de vestuários e tecidos, materiais de construção e supermercados também tiveram números positivos.


Das seis regiões pesquisadas pela Federação, Ponta Grossa teve o menor crescimento. Londrina foi a região do estado com maior acumulado de vendas em 2021, com elevação de 21,58% de janeiro a outubro.


Segundo a pesquisa, outra região com bom desempenho no acumulado até outubro foi Maringá, com crescimento de 8,41%. Curitiba e Região Metropolitana tiveram aumento de 8,21% no volume de vendas no período de janeiro a outubro.


Já a região Sudoeste obteve elevação de 7,11% e a região Oeste, crescimento de 4,89%.


Em todo o estado, o crescimento foi de 9,89% no acumulado de janeiro a outubro de 2021. De acordo com o levantamento, os ramos com vendas mais intensas foram óticas, cine-foto-som, calçados, materiais de construção, vestuário e tecidos e autopeças.


Dos setores pesquisados, Ponta Grossa teve redução nas lojas de departamentos, com queda de 1,59%, livraria e papelaria, com negativo 0,89% e combustíveis que teve redução de 0,41%.


A região foi a única eu teve números negativos no setor de combustíveis no acumulado. No Paraná, somente as livrarias e papelarias ainda não conseguiram retomar o fluxo positivo de vendas e acumulam redução de 2,46%. Rodrigo Schmidt ressalta que ainda é reflexo das aulas on-line e do home-office.


Após dois meses de queda, em outubro o comércio paranaense cresceu 0,45% na comparação com setembro. Já em relação a outubro de 2020, o mês de 2021 teve vendas 7,21% menores.


Ouça


bottom of page