top of page
  • CBN Ponta Grossa

Pesquisa atualiza inventário de acervo do Museu Campos Gerais

Levantamento que reuniu cerca de 90 jornais busca disponibilizar os indicadores sobre o acervo e facilitar futuras pesquisas.


Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fez o levantamento de um dos principais acervos do Museu Campos Gerais. Os documentos que integram os Arquivos Históricos Hugo Reis reúnem uma coleção de cerca de 90 jornais.


Os exemplares são dos séculos XIX, XX e XXI e a maioria foi editado em Ponta Grossa ou no Paraná.


O primeiro resultado do levantamento foi publicado na semana passada. O inventário dos jornais busca organizar as publicações para facilitar as futuras pesquisas.


Para o diretor de acervo do Museu, Rafael Schoenherr, a atualização desse dispositivo é o primeiro passo para a digitalização do acervo.


Ouça abaixo


Schoenherr explica que a pesquisa foi realizada por um estudante do ensino médio, através de uma bolsa de Iniciação Científica Júnior.


Ouça abaixo


O projeto tem o objetivo de disponibilizar os indicadores sobre o acervo documental do Museu. O diretor comenta sobre os próximos passos.


Ouça abaixo


Com a pandemia do coronavírus, algumas exposições do Museu Campos Gerais foram digitalizadas e estão disponíveis na internet. Para Rafael Schoenherr, a digitalização dos arquivos é destaque no Museu.


Ouça abaixo


A exposição digital dos dados sobre o acervo de jornais está disponível no site uepg.br/museu.


Ouça a reportagem:


bottom of page