Pesquisa registra presença de metais acima do permitido no Rio Verde, em Ponta Grossa
- CBN Ponta Grossa

- 2 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
De acordo com o estudo, a presença dos metais nos peixes indica alto risco ecológico e à saúde da região.

Uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Ponta Grossa registrou a presença de metais acima do permitido na bacia hidrográfica do Rio Verde. Entre eles estão chumbo, níquel, zinco e outros cinco tipos de metais.
O artigo foi publicado neste ano em uma revista científica internacional. O Grupo de Química Analítica Ambiental e Sanitária da UEPG, responsável pelo estudo, começou a pesquisa em 2018 e analisou a água e peixes do Rio Verde, no Parque Nacional dos Campos Gerais.
Conforme o grupo, em muitas amostras as concentrações de metal encontradas foram maiores do que os limites brasileiros e internacionais estabelecidos para a vida aquática saudável e para o uso humano.
A bacia do Rio Verde fica em Ponta Grossa e é afluente do Rio Pitangui. O Rio percorre o interior da cidade e boa parte também passa pela área urbana. Além disso, é usado para o abastecimento, atividades econômicas do campo e para o lazer.
De acordo com a pesquisa, a presença dos metais nos peixes indica alto risco ecológico e à saúde da região. O estudo encontrou padrões de contaminação no rio que podem estar associados ao uso de agrotóxicos e despejo de lixo doméstico.
A bacia hidrográfica do Rio Verde possui uma extensão de aproximadamente 42 km, começa na Escarpa Devoniana e deságua no Rio Pitangui, nos limites dos municípios de Carambeí e Ponta Grossa.
Ouça a reportagem








Comentários