PG reforça acolhimento de pessoas em situação de rua durante o frio
- CBN Ponta Grossa

- 24 de jun.
- 2 min de leitura
Com a previsão de temperaturas negativas nos próximos dias, podendo chegar a -1°C na quarta-feira (25), segundo o Simepar, a Prefeitura de Ponta Grossa intensifica as ações da Operação Inverno 2025. As medidas são voltadas ao acolhimento e cuidado da população em situação de rua e são coordenadas pela Fundação de Assistência Social, com apoio de diversas secretarias do Município.

A principal medida é o reforço nas ações de acolhimento, com ampliação do horário de funcionamento do Centro POP. Desde o início de junho, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 11h, com oferta de banho solidário.
Outras ações incluem:
Fornecimento de jantar, por meio de marmitas, em parceria com o Restaurante Popular;
Organização dos encaminhamentos ao Albergue Municipal para evitar filas e aglomerações;
Espaço de permanência temporária no Centro POP até a abertura do Albergue;
Serviços de higiene, guarda de pertences e atendimento com equipe técnica.
O Albergue Municipal atende por demanda espontânea, oferecendo pernoite, refeições e kits de higiene. A rede de acolhimento conta ainda com entidades parceiras, como a Casa da Acolhida, com cerca de 50 vagas, e o Ministério Melhor Viver, com cerca de 60 vagas, acessíveis por meio de encaminhamento do Centro POP.
Durante todo o ano, o Município mantém estrutura permanente de atendimento à população em situação de rua. O Centro POP, localizado na Rua Tenente Hinon Silva, número 135, realiza cerca de 400 atendimentos semanais com oferta de convívio social, higiene, alimentação, documentos e orientação social.
Recentemente, a Prefeitura promoveu um encontro intersetorial para fortalecer o atendimento. Participaram a Fundação de Assistência Social, a Fundação Municipal de Saúde, a Secretaria de Projetos Estratégicos e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. Entre os encaminhamentos estão:
Intensificação da abordagem social com foco no convencimento para o acolhimento;
Ações com entidades parceiras para ampliar o número de vagas;
Reforço no combate ao tráfico de drogas com a Guarda Civil Municipal;
Atuação da equipe do Consultório na Rua, com foco em saúde mental e dependência química;
Estudo para ampliar vagas de internamento em parceria com instituições especializadas.
Ao longo do mês, o Centro POP também realizou ações para inclusão social e garantia de direitos. Entre elas estão o projeto “Pertencer POP”, com o CEJUSC, para identificar demandas jurídicas e sociais dos usuários, com atendimentos quinzenais; encontro com representantes da Justiça Federal, ACIPG e CIAMP para tratar de INSS e empregabilidade; e uma ação de vacinação, em parceria com o Consultório na Rua, para atualização da caderneta vacinal.
A população pode ajudar acionando o Serviço de Abordagem Social pelos números: (42) 98879-3792 ou (42) 98882-6567 para adultos e (42) 98882-5514 para crianças e adolescentes.
Também está em andamento a campanha “PG Sem Frio”, promovida pelo Selo Social da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social. A iniciativa arrecada agasalhos, cobertores e calçados novos ou usados em bom estado até o dia 20 de julho. As doações podem ser feitas em pontos de coleta como a Câmara Municipal, Secretaria da Família, universidades, lojas e outras instituições.
*Texto escrito a partir de informações da assessoria








Comentários