top of page
  • CBN Ponta Grossa

Polícia Civil lança 2ª via fácil com atualização da foto do RG

Primeira ferramenta no País que permite ao cidadão fazer remotamente o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando uma foto feita pela câmera do celular ou do computador

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Cidadãos do Paraná agora podem solicitar uma nova carteira de identidade de forma remota, através da ferramenta 2ª Via Fácil. Basta entrar no site institutodeidentificacao.pr.gov.br e enviar uma foto da câmera do celular ou do computador para realizar o pedido.  


As pessoas que confeccionaram a última carteira de identidade depois de 2012 e que tiverem pelo menos 16 anos poderão fazer a atualização remota da fotografia.  Para os usuários que possuem RG emitido antes de 2012, o sistema informará se será possível fazer a 2ª via fácil ou se vai ser preciso agendar.


A 2ª via fácil custa 36 reais e 72 centavos. Nos casos de perda e extravio, o cidadão poderá pedir apenas a reimpressão do documento.


A 2ª Via Fácil foi desenvolvida pela Polícia Civil do Paraná e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).


Ouça o áudio da notícia:


bottom of page