top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa já registrou 126 denúncias eleitorais em 2022

Município é o terceiro com o maior número de denúncias no Paraná, atrás de Curitiba e São José dos Pinhais.

Foto: TSE

Ponta Grossa segue entre as cidades que mais registraram denúncias de irregularidades eleitorais nas eleições deste ano. O município é o terceiro com o maior número de denúncias no Paraná e soma 126 notificações. Em primeiro está Curitiba que já registrou 578 casos e São José dos Pinhais, com 149.


As estatísticas são do Aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que qualquer pessoa pode enviar denúncias de irregularidades durante as campanhas eleitorais. De acordo com o TSE, o eleitor pode denunciar compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.


A apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral. O Paraná registrou até o momento 2.253 denúncias de ilícitos eleitorais pelo aplicativo Pardal. Além de Curitiba, São José dos Pinhais e Ponta Grossa, Londrina teve 100 e Guarapuava 83.


Na região dos Campos Gerais, o aplicativo recebeu 15 denúncias em Telêmaco Borba, sete em Reserva e Jaguariaíva, cinco em Ventania, Carambeí e Arapoti, quatro em Ivaí, dois em Piraí do Sul e Castro e um em Palmeira, Ipiranga e Tibagi.


Em 2018, nas últimas eleições gerais, o estado recebeu 1.970 denúncias. Conforme o TSE, o número de notificações costuma ser maior em locais com disputas políticas intensas e mais propaganda eleitoral.


Ponta Grossa teve mais registros neste ano em comparação com a última eleição geral, em 2018, quando a cidade teve 84 denúncias. Em 2020, nas eleições municipais, Ponta Grossa teve 105 registros


Pelo aplicativo ou pela página do serviço na internet, é possível acompanhar a denúncia enviada com o número do protocolo. Em todo o Brasil, foram 37.951 denúncias desde agosto. O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

bottom of page