top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa passa a ter linha interbairros do transporte coletivo; Veja a rota

Rota deve sair do Terminal de Oficinas e passar por oito bairros a partir de agosto.

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

A prefeitura de Ponta Grossa anunciou nesta segunda-feira (19) a criação de uma linha interbairros do transporte público no município. A rota deve sair do Terminal de Oficinas e passar por oito bairros a partir de agosto.


Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, a princípio dois ônibus serão responsáveis pelo percurso em três horários do dia, às 06h15, 11h20 e 17h30. Os horários foram escolhidos porque são os de maior movimento na cidade.


De acordo com a Secretaria, um dos ônibus vai sair do Terminal Oficinas, seguir sentido Colônia Dona Luiza, vai parar no Centro Estadual de Educação Profissional. Depois passa pelo Santa Maria, faz ligação com o Gralha Azul, deve passar por Roma e Atenas e parar no Ponto de Ligação Rápida do Santa Paula, em frente a UPA.


Depois vai até o Terminal Nova Rússia, em seguida passa pelo Ponto de Ligação Rápida do Palmeirinha, pelo bairro Nossa Senhora das Graças e pelo PLR da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Em seguida o ônibus dá a volta pelo Contorno Leste, desce na rua Valério Ronchi, Núcleo Pitangui, passa pelo Terminal Uvaranas, Ponto de Ligação Rápida do Siqueira Campos, Lago de Olarias e retorna ao Terminal de Oficinas O outro ônibus faz a rota contrária, mas pelos mesmos pontos.


Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, são cerca de 40 quilômetros sem passar pelo centro da cidade. A pasta acredita que a inclusão das linhas pode facilitar o acesso da população que passa pelos bairros sem atrasar os ônibus no centro nos horários de pico.


A linha interbairros vai começar como teste nos três horários, mas pode ter o número de ônibus aumentado caso seja necessário. A Secretaria também apontou que ao passar pelos Pontos de Ligação Rápida, a linha pode beneficiar as pessoas que precisam ir até um bairro e pagar apenas uma passagem do transporte coletivo.


Veja a rota:


Alterações no transporte coletivo


Desde janeiro foram mais de 80 alterações no sistema do transporte público de Ponta Grossa. São mudanças de rotas, horários e categorias de veículos com o objetivo de adequar o sistema ao uso e necessidade dos passageiros.


Somente neste mês foram 14 modificações. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, as adequações devem redistribuir e melhorar a rede de atendimento e dar mais possibilidades de destinos e horários ao usuário.


Um exemplo que deve ser colocado em prática são os testes que vem sendo feitos na Praça Barão do Rio Branco (Ponto Azul), em que os ônibus deixam os trabalhadores e clientes mais perto do comercio, com mais rapidez na chegada ao Terminal para as conexões com os demais bairros.


Segundo a pasta, a linha do Terminal Nova Rússia ao Terminal Central antecipou, em média, aproximadamente 4 minutos por viagem. Outras mudanças foram a criação do Ponto de Ligação Rápida da UTFPR em fevereiro, o PLR Palmeirinha em março, a linha UTFPR semi-expresso e uma nova linha Jardim Atlanta em abril.


Além do retorno da linha Barreto ao Corredor Santana em maio, a linha São Gabriel e a adequação da linha São Marcos ao horário de saída do Colégio Borel, no mês de junho. A prefeitura também aponta um aumento no número de passageiros em 2022.


De acordo com o Departamento de Transporte, o Índice de Passageiros por Quilômetros Rodados (IPK) está praticamente igual ao registrado em abril de 2019. Atualmente, o IPK é de 1,59, em 2019 o número era de 1,62. Durante a pandemia, o índice chegou a 0,68 ficando abaixo de um por 11 meses.

bottom of page