top of page
  • CBN Ponta Grossa

Com -4,3 graus, Ponta Grossa registra menor temperatura em 24 anos

É a menor temperatura desde 1997, quando o Simepar começou a monitorar o tempo na cidade.

Foto: Gilson Abreu/AEN

Ponta Grossa registrou hoje (29) a menor temperatura em 24 anos. Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), às 07h15 da manhã, os termômetros registraram -4.3 graus.


É a menor temperatura desde 1997, quando o Simepar começou a monitorar o tempo em Ponta Grossa.


Até então a menor temperatura tinha sido registrada também neste ano, no último dia 19 de julho e foi de 4.2 graus negativos.


Em anos anteriores, de acordo com o sistema, a menor temperatura registrada em Ponta Grossa foi de - 4.1 graus no inverno do ano 2000, há 21 anos.


O Simepar também registrou hoje a maior massa de ar frio que atingiu o Paraná em 2021. O fenômeno fez despencar as temperaturas em todas as regiões do estado na madrugada desta quinta-feira (29).


Das 63 estações meteorológicas analisadas pelo Sistema, 34 registraram temperaturas negativas. A mais baixa foi em Palmas, com -4,5°C, que teve sensação térmica de -10 graus.


Esse frio intenso bateu recordes em todo o território paranaense. Ao todo, 26 localidades registraram as temperaturas mais baixas em todo o ano.


Conforme o Simepar, o frio é resultado de uma massa de ar polar que avançou pelo Paraná entre segunda e terça-feira, e deve deixar as temperaturas baixas até o fim de semana.


Além da temperatura baixa, o vento deixa a sensação de frio mais acentuada do que os valores de termômetro. Apesar de incômodo, o vento ajuda a conter a geada em diversos municípios nas primeiras horas da manhã. No entanto, a atenção ainda é necessária.


Para as próximas 24 horas, a previsão do Simepar é de formação de geadas em quase todos os municípios do Paraná, sendo mais fortes no Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.


A frente fria começa a perder intensidade no fim de semana, mas ainda mantendo temperaturas baixas e alerta de geada.


bottom of page