top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa tem 16 casos da gripe H3N2

A doença é um tipo do vírus da gripe Influenza A (H3), circulante no Paraná há pelo menos cinco anos.

Foto: AEN

Ponta Grossa tem 16 casos da gripe H3N2, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde. A doença é um tipo do vírus da gripe Influenza A (H3), circulante no Paraná há pelo menos cinco anos.


A Fundação não detalhou o perfil dos pacientes. Os primeiros dois casos foram confirmados no município no final de dezembro de 2021. Na semana passada, a pasta confirmava nove pacientes com a doença.


O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, publicado na sexta-feira (07), confirmou 113 casos e duas mortes causadas pela gripe H3N2. O Paraná já soma 483 casos e seis mortes pela doença.


As novas mortes foram registradas em Londrina e Curitiba. Trata-se de um homem de 73 anos e uma mulher de 47 anos. De acordo com a Sesa, os pacientes estavam internados, tinham comorbidades e um deles não tomou a vacina contra a Influenza no ano passado.


A Secretaria confirmou ainda os três primeiros casos de coinfecção, em que o paciente é diagnosticado ao mesmo tempo pelo coronavírus e o vírus Influenza (gripe). Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).


Conforme a Sesa, os casos são de pessoas com idades que variam de 10 a 29 anos, moradores de Pinhais, Curitiba e Toledo. As datas de início dos sintomas ocorreram entre 18 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022.


Dois dos pacientes foram internados e já receberam alta. Todos os casos evoluíram para cura e nenhum fez uso de Tamiflu.


A Secretaria afirma que o aumento de casos está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o estado, devido às festividades de fim de ano. A pasta monitora a situação epidemiológica e o crescimento no número de casos diários.


A Sesa reforça que as medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel permanecem necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.


Unidades com salas de vacina em Ponta Grossa


Adam Polan


Alfredo Levandoski


Antero Machado De Mello


Antonio Russo


Cleon De Macedo


Egon Roskamp


Jayme


João De Oliveira


Jose Bueno


Jose Carlos De Araujo


Julio De Azevedo


Lauro


Lubomir Antonio


Nilton Luiz De Castro


Ottoniel Pimentel Santos


Roberto De Jesus


Enfermeiro Romulo Pazinato


Comments


bottom of page