Ponta Grossa é a quarta cidade paranaense que mais exportou no ano passado
- CBN Ponta Grossa

- 13 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
A cidade com mais exportações do estado é Paranaguá, seguida de Maringá, no norte e a Capital Curitiba.

Ponta Grossa é a quarta cidade paranaense que mais exportou no ano passado. Segundo o Ministério da Economia, o município vendeu $ 1.470.681.778 em 2021, um aumento de 42% em relação ao ano anterior.
A cidade com mais exportações do estado é Paranaguá, seguida de Maringá, no norte e a Capital Curitiba. O economista Luis Guilherme Ribeiro Martins explica que a região dos Campos Gerais é destaque principalmente pelo entroncamento rodoferroviário.
Quando considerada a balança comercial, ou seja, tudo o que é importado e exportado, o município registrou um superávit de 37%. Isso significa que vendeu mais mercadorias do que comprou.
No entanto, os números de importação também vêm aumentando na cidade, o que diminui o superávit.
O valor das importações ficou em $ 918.083.586 em 2021. O economista explica que a diminuição do superávit pode ser explicada com o preço da soja, principal produto vendido para outros países.
Conforme o Ministério da Economia, a exportação de soja e produtos derivados do grão corresponde a quase 80% em Ponta Grossa.
Segundo o Ministério da Economia, Ponta Grossa vende principalmente para a Coreia do Sul, China, Paraguai e Holanda. Além de Alemanha, índia e França.
Ponta Grossa já é responsável por 7% das exportações no Paraná. O economista também destaca que dificilmente outro produto tomará o lugar da soja.
Em 2021, Ponta Grossa avançou uma posição no ranking de exportações do Paraná, ficando em 4º lugar. Em 2020 a cidade estava em quinto.
Ouça








Comentários