top of page
  • CBN Ponta Grossa

Ponta Grossa é o 8ª município paranaense na escala de transparência


O Tribunal de Contas do Estado divulgou nesta quarta-feira (27), um ranking dos portais da transparência dos 399 municípios paranaenses. O município de Ponta Grossa aparece na oitava (8ª) colocação. A listagem tem como base o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de cada prefeitura.

Conforme o TCE, a primeira colocada foi a Prefeitura de Candói, com 94,48% de nota, seguida pelos os poderes executivos de Cascavel (93,07%), Maringá (85,37%) e Londrina (84,89%). A Prefeitura de Ponta Grossa ficou na 8ª posição, com 80,95% pontos. 

Na região dos Campos Gerais, Castro aparece na 21ª colocação, Telêmaco Borba na 34ª, Arapoti 52ª e Carambeí 187ª. Todos os gestores foram notificados a respeito da avaliação.

Para a medição de desempenho de cada portal foi firmado um termo de cooperação técnico-científica entre o TCE-PR e a Universidade Positivo, após um processo de chamamento público realizado pelo Tribunal. Alunos do curso de Direito da instituição de ensino analisaram a qualidade dos portais da transparência municipais.

A avaliação dos portais, segundo Tribunal de Contas, levou em consideração: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

Acesse o ranking


Imagem: Gustavo Ban / Prefeitura de Ponta Grossa / Divulgação


Ouça o boletim:


bottom of page