Prefeitos da região discutem em Brasília impactos de tarifa dos EUA
- CBN Ponta Grossa

- 10 de set.
- 2 min de leitura
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais esteve em Brasília nesta terça-feira (9) de setembro, em reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O encontro tratou dos impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, medida que já vem comprometendo setores produtivos, empregos e a arrecadação dos municípios.
A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, afirmou que os prefeitos puderam expor a realidade das cidades e ouvir do vice-presidente as ações em andamento para mitigar os efeitos da tarifa.
O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, destacou a queda na arrecadação e o aumento do desemprego, pedindo medidas do Governo Federal para garantir o custeio dos serviços de saúde, educação e assistência social.
Já a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, reforçou que a crise ameaça empregos e a economia regional.
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Governo Federal está atuando para excluir setores da taxação e ampliar a seção 232. Ele também citou medidas em andamento, como uma medida provisória em análise no Congresso, um projeto de lei para dilatar o pagamento de impostos, a abertura de crédito de R$ 40 bilhões com fundo garantidor e juros de 7,5% ao ano, além da prorrogação do drawback por mais um ano e o Reintegra com crédito de 3,1% para exportações. Alckmin mencionou ainda que prefeituras e governos estaduais podem colaborar comprando alimentos e apoiando produtores afetados.
Entre os prefeitos e prefeitas presentes estavam Juca Sloboda (Jaguariaíva), Irani Barros (Arapoti), Gerson Nunes (Sengés), Henrique Carneiro (Piraí do Sul), Zélio Bittencourt (Ventania), Elisangela Pedroso (Carambeí), Dayane Sovinski (Imbaú), Mario Cezar (São João do Triunfo), Elizabeth Schmidt (Ponta Grossa) e Rita Araújo (Telêmaco Borba).
Também participaram da reunião os deputados federais Beto Richa e Aliel Machado. O encontro foi organizado pela Comissão de Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, presidida por Beto Richa.








Comentários