top of page
  • CBN Ponta Grossa

Prefeitura tem telefone para população auxiliar na abordagem de moradores de rua

Pessoas em situação de rua podem ser encaminhadas aos abrigos conveniados com o município.

Foto: AEN

Duas instituições recebem moradores de rua nesse período de frio em Ponta Grossa através de um convênio com a prefeitura. São 100 vagas disponíveis para essa população. O Ministério Melhor Viver abriga 50 pessoas e a Casa da Acolhida outras 50.


Segundo a prefeitura, uma rede de assistência social que envolve a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e a Fundação de Assistência Social desenvolve ações desde o início da onda de frio neste ano.


Em Ponta Grossa, dois serviços são desenvolvidos para prestar atendimento para as pessoas em situação de rua.


O Centro POP tem atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, são disponibilizados café da manhã, café da tarde, serviços de banhos e lavagem de roupas.


Os usuários são atendidos por uma equipe técnica de Assistentes Sociais que encaminham para serviços de acolhimento, documentação pessoal, passagens intermunicipais e serviços de saúde.


A equipe do Centro Pop é composta de Assistentes Sociais, educadores, administrativos, agente social e zeladoria. O Centro fica na Rua Tobias Monteiro, 54, próximo à rodoviária.


Outro serviço feito no município é a abordagem social, que faz busca ativa das pessoas que se encontram na rua, além de prestar orientação e encaminhamento.


Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e no período da noite das 21h às 23h. Finais de semana em regime de plantão.


A população pode entrar em contato pelo número do plantão da Abordagem Social (42) 98872 3820.


As pessoas em situação de rua poderão ser encaminhadas aos abrigos conveniados com o município.


Abertura de albergue


Neste ano a prefeitura decidiu não disponibilizar os ginásios para o acolhimento de pessoas em situação de rua. Em vez disso, abriu um processo de licitação para disponibilizar um imóvel que será específico para o serviço de Albergue no município.


O albergue deve ser aberto no centro de Ponta Grossa com espaço com chuveiros, refeitório e camas para a população passar a noite. A expectativa da administração é de que o serviço possa começar a funcionar nas próximas semanas.

bottom of page