top of page
  • CBN Ponta Grossa

Professores da UEPG paralisam as atividades nesta quarta-feira por reposição salarial

Sinduepg destaca que existe uma perda salarial de 42% no valor real dos salários.

Foto: Sinduepg

Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) paralisaram as atividades nesta quarta-feira (15) para protestar pedindo reposição das perdas inflacionárias da categoria. Conforme o sindicato dos docentes, cerca de 85% dos servidores participam da paralisação.


O Sinduepg destaca que existe uma perda salarial de 42% no valor real dos salários. O movimento acontece em todo o estado.


Na semana passada, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paranaenses (Cruep) encaminhou ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, um pedido de formalização de um Grupo de Trabalho (GT) com objetivo de discutir adequações nas carreiras do Magistério Público do Ensino Superior e Técnica Universitária das Instituições de Ensino.


O documento elenca uma série de problemas na carreira dos professores e técnicos como a tabela salarial, ampliação dos níveis de carreira e modernização de desenvolvimento profissional. De acordo com o Conselho, a defasagem salarial dificulta que os pesquisadores e docentes fiquem nas universidades do Paraná, já que as carreiras em outros estados são mais atrativas.


Em nota, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirmou que debateu nesta semana com lideranças dos sindicatos que representam professores e funcionários e dos sindicatos de representação dos docentes as pautas que envolvem as categorias.


A pasta destacou que os representantes da Secretaria informaram que a questão da reposição salarial está sendo estudada entre as demais áreas do Estado porque demanda avaliação orçamentária e ressaltou que o diálogo segue aberto.


bottom of page