top of page
  • CBN Ponta Grossa

Professores municipais aceitam proposta de reajuste de 33% em PG

Piso do magistério municipal passa a ser de R$ 3.845,63 a partir de maio.

Foto: Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa

Os professores municipais de Ponta Grossa aceitaram, na última sexta-feira (18), uma proposta para o pagamento do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério. A proposta da prefeitura foi discutida em assembleia.


A medida foi anunciada na quinta-feira (17), em reunião entre a administração pública e o sindicato que representa os professores. A portaria com o novo reajuste foi assinada no início do ano pelo governo federal, mas os salários são pagos pelos municípios.


O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de no máximo 40 horas semanais. A lei que institui o piso estabelece que os reajuste deve ocorrer anualmente.


Em Ponta Grossa, o reajuste do piso era uma das pautas da paralisação dos servidores municipais no início de março.


Após o anúncio do governo federal, em janeiro, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) orientou que os prefeitos não concedessem o reajuste. A entidade afirmou, em nota, que a medida poderia colocar os municípios em uma “difícil situação fiscal”.


A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) afirmou que o reajuste é inconstitucional e que os prefeitos não tem obrigação de seguir a portaria federal.


Conforme a prefeitura, o pagamento integral será feito a partir de maio, com os valores retroativos a partir de janeiro sendo pagos de maneira parcelada nos meses seguintes.


O valor já considera a concessão de um reajuste de 10,16% para os professores que recebem o piso. O piso do magistério municipal passa a ser de R$ 3.845,63.



bottom of page