Progama oferta vagas de doutorado para servidores estaduais
- CBN Ponta Grossa
- há 24 minutos
- 2 min de leitura
Foi lançada na última quinta-feira (18), a segunda etapa do Programa de Formação para a Gestão Pública, com a oferta de 201 vagas em 55 cursos de doutorado. A iniciativa é voltada a servidores do Poder Executivo Estadual, incluindo funcionários de autarquias, empresas públicas e profissionais comissionados.

As inscrições estão abertas até o dia 19 de janeiro e devem ser feitas pela plataforma da Escola de Gestão. A ação envolve universidades que integram o Sistema Estadual de Ensino Superior e é realizada em parceria entre as secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Administração e Previdência.
A primeira etapa do programa ofertou 459 vagas em 95 cursos de mestrado, com inscrições prorrogadas até o dia 8 de janeiro. Nesta nova fase, as vagas de doutorado estão distribuídas em diferentes áreas do conhecimento, como administração, agronomia, ciência da computação, direito, desenvolvimento rural sustentável, educação, engenharia, saúde e ciências sociais aplicadas, entre outras.
O processo seletivo será definido por cada universidade, com cronograma próprio, podendo incluir até quatro etapas: pré-seleção, análise de currículo e pré-projeto, prova de conhecimentos e entrevista. Para concorrer às vagas, é obrigatório ter título de mestre e atender aos critérios de cada programa.
Os cursos são presenciais e ocorrem em câmpus localizados em dez cidades: Cascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, no Oeste; Guarapuava e Irati, no Centro-Sul; Jacarezinho, no Norte Pioneiro; Londrina, no Norte; Maringá, no Noroeste; e Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
As vagas estão distribuídas entre a Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa, as vagas de doutorado são para os cursos de agronomia, com quatro vagas; biologia evolutiva, com uma vaga; ciências da saúde, com quatro vagas; ciências sociais aplicadas, com seis vagas; educação, com três vagas; e geografia, com cinco vagas.




