Quase 300 ataques de cachorros são registrados no Paraná em 2025
- CBN Ponta Grossa

- 25 de set.
- 2 min de leitura
Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná apontam que quase 300 ataques de cachorros já foram registrados no estado em 2025. A maioria das ocorrências acontece dentro de casa.

Nesta segunda-feira (22) uma mulher de 24 anos foi atacada por dois cães da raça pit bull, em Ponta Grossa. O caso aconteceu no Bairro Neves. De acordo com informações médicas, os ferimentos foram classificados como gravíssimos.
No último domingo (21), em Piraquara, uma criança de 3 anos foi atacada no quintal de casa. A babá tentou impedir a ação do animal e também ficou ferida. A menina sofreu lesões graves na cabeça e no rosto.
O Corpo de Bombeiros orienta que, ao avistar um cachorro agressivo, seja em espaço público ou privado, o ideal é evitar contato, manter distância e acionar as autoridades, como a prefeitura ou os números de emergência. Em casos de ataque, a recomendação é tomar cuidado para não ser atingido. Medidas como jogar água ou usar um extintor de incêndio podem afastar o animal. Em situações extremas, é possível utilizar um cabo de vassoura entre os dentes do cachorro para ele soltar a vítima.
A capitã Luisiana Guimarães Cavalca explica que até cães considerados dóceis podem agir por instinto de defesa. Ela destaca sinais de alerta como rosnados, olhares fixos e a cabeça baixa em relação ao corpo. Nessas situações, a orientação é se afastar e procurar um lugar seguro.
Em emergências, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
Ataques de cães em vias públicas também podem gerar responsabilização dos tutores. Segundo o delegado Guilherme Dias, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, os responsáveis estão sujeitos a responder por omissão de cautela ou até por lesão corporal. A pena pode variar de 10 dias a 2 meses de prisão ou multa, no caso de omissão, e de 3 meses a 1 ano para lesão corporal.
A Polícia Civil orienta que ataques cometidos por cães com donos sejam sempre registrados em boletins de ocorrência, que podem ser feitos presencialmente nas delegacias ou de forma on-line no site www.policiacivil.pr.gov.br/BO.








Comentários