top of page
  • CBN Ponta Grossa

Quase 6 mil doses da vacina contra a Covid-19 passam do prazo de validade em Ponta Grossa

Vacinação contra a Covid-19 faz parte das ações de rotina em Ponta Grossa.

Foto: Agência Brasil

Quase 6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 perderam o prazo de validade em Ponta Grossa. Os lotes com 5.970 doses de imunizantes da Astrazeneca tiveram a validade expirada no dia 05 de agosto e não puderam ser aplicadas na população.


A denúncia foi feita por integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades na saúde do município na Câmara Municipal. Segundo os vereadores, outras quase 4 mil doses da fabricante Jansen ainda podem vencer nesta sexta-feira (28).


A vacinação contra a Covid-19 faz parte das ações de rotina em Ponta Grossa. Isso significa que as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e não uma campanha de vacinação. No entanto, mesmo com sobra de vacinas o município não ampliou o público que pode receber a quarta dose do imunizante.


Até a última segunda-feira (24), a quarta dose só era permitida para a população acima de 40 anos. Nesta semana, podem receber o imunizante as pessoas com mais de 35 anos.


A CBN Ponta Grossa questionou a Fundação Municipal de Saúde sobre o motivo do vencimento e da não ampliação do público-alvo. Também perguntou por que os imunizantes passaram do prazo de validade, mas a Fundação não respondeu.


Em nota, a prefeitura disse que os lotes estão segregados a pedido do Ministério da Saúde até o final deste mês.


A separação foi uma recomendação da Secretaria de Estado da Saúde para que fossem armazenadas para futuros estudos e análises por parte do Ministério da Saúde. Após esse período, o Ministério deve então informar se as doses serão descartadas ou poderão ser utilizadas normalmente.


A administração afirmou, ainda, que como as vacinas entraram nas ações de rotina das unidades, o município tem doses distribuídas nas Salas de Vacina com ações programadas e também pelo Ônibus da Vacina.

Comments


bottom of page