Região sul liderou casos de tornados em 2024, aponta estudo da UEPG
- CBN Ponta Grossa

- 11 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
A região sul do país foi a mais atingida por tornados em 2024. O dado faz parte de um estudo desenvolvido por alunos e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O levantamento identificou 28 ocorrências no Brasil no ano passado, sendo 23 na região sul. Paraná e Rio Grande do Sul registraram 10 casos cada, enquanto Santa Catarina teve três.

Fora do sul, a Bahia teve três ocorrências, seguida de Alagoas e Pará, com um caso em cada estado. A maior parte dos tornados aconteceu no período da tarde e em áreas rurais.
O estudo foi realizado pela estudante do curso de Geografia, Maria Cristina Piotrovski, e pela professora do Departamento de Geociências, Karin Linete Hornes. As pesquisadoras criaram um banco de dados com registros compatíveis com a ocorrência de tornados.
Os danos foram analisados com base na Escala Fujita Melhorada, a partir de imagens, vídeos e reportagens. Segundo Maria, os resultados permitiram identificar as áreas e períodos mais propícios para o surgimento dos fenômenos.
As análises destacam a necessidade de criar estratégias de prevenção e de redução de danos nas regiões mais afetadas. A professora Karin explica que o Brasil está localizado na segunda área mais propícia a tornados do mundo.
Em estudos anteriores, a UEPG já havia identificado 581 fenômenos entre 1975 e 2018. Desse total, 411 ocorreram nos estados do sul, o que representa 70% dos registros do país. O Paraná teve 89 tornados no período, com a maioria ocorrendo à tarde.








Comentários