top of page
  • CBN Ponta Grossa

REVOLUÇÃO NO AGRO: Pesquisas auxiliam crescimento e inovação do agronegócio no Paraná

Série especial aborda pioneirismo dos Campos Gerais na revolução do agronegócio brasileiro

Foto: Agência Brasil

A afirmação de que o campo é o responsável pela alimentação da cidade vem sendo repetida há muitos anos no Brasil. A agricultura é destaque no país que é conhecido como o celeiro do mundo.


Somente em junho de 2022, as exportações brasileiras do setor agropecuário atingiram US$ 15,71 bilhões, o valor recorde da série, puxadas principalmente pela soja, carnes de frango e bovina e café.


Nos primeiros seis meses deste ano, o agro brasileiro exportou US$ 79,32 bilhões, um valor recorde para o período. Essa expansão é explicada diante da alta dos preços. O agronegócio é responsável atualmente por quase metade das exportações brasileiras.


Mas os recordes e números expressivos só são possíveis graças a organização do setor e anos de pesquisas e tecnologia para destacar o agronegócio brasileiro em todo o mundo. E o Paraná tem papel importante nessa história.


É porque há quase 40 anos um grupo de cooperativas dos Campos Gerais resolveu investir em pesquisas para fomentar a inovação no setor. Luis Henrique Penckowski é gerente técnico de pesquisa e desenvolvimento da Fundação ABC e destaca que a evolução do agro depende de pesquisas. (Ouça a reportagem abaixo).


Para ele, o crescente desenvolvimento do setor é resultado do trabalho do produtor rural, a organização de cooperativas e as pesquisas. Gilberto Suda é engenheiro agrônomo e atua como representante técnico de vendas de uma multinacional. Ele lembra que a região é destaque por difundir as tecnologias para o restante do país.


Os especialistas e produtores são praticamente unânimes ao afirmar que a revolução do agronegócio paranaense foi marcada pelo início de uma técnica chamada plantio direto.


O plantio direto é uma forma de manejo do solo que envolve técnicas para aumentar a produtividade, conservando ou melhorando o ambiente de cultivo. Na época, essa nova técnica foi desacreditada. Mas além da prática, as pesquisas mostraram que o sistema funcionava.


O cooperativismo permite o desenvolvimento e a revolução do agronegócio. No Paraná, exemplos de produtores rurais mostram a importância das pesquisas em inovação e o reflexo em outros setores da sociedade.


Ouça a reportagem:



bottom of page