top of page
  • CBN Ponta Grossa

Seca: reservatórios de água estão abaixo do normal em Ponta Grossa, mas Sanepar descarta rodízio

Conforme o Simepar, em 2021 apenas três meses tiveram chuvas acima da média em Ponta Grossa.

Foto: prefeitura de Ponta Grossa

Há pelo menos três anos, os níveis dos reservatórios de água são considerados baixos em Ponta Grossa. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a Represa de Alagados está com 44% de volume útil, registrando 7,84 metros.


A represa é responsável por 30% do abastecimento de água da cidade. O Coordenador de produção de água da Sanepar, Fabiano Icker Oroski, explica que os outros 70% são do Rio Pitangui, que também está com a vazão baixa.


Um levantamento do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostrou que em dezembro de 2021 choveu 74% do esperado em Ponta Grossa.


A média para o mês é de 145,5 mm, mas choveu 107,8 mm. Em novembro, choveu apenas 38 mm, de uma média de 120mm. Conforme o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, em 2021 apenas três meses tiveram chuvas acima da média em Ponta Grossa.


O Paraná está em situação de emergência hídrica desde maio de 2020. Para o meteorologista, a seca está presente em todo o estado. O menor nível da represa do Alagados foi registrado em maio de 2020.


Com a falta de chuvas, muitas cidades paranaenses tiveram que adotar o sistema de rodizio no abastecimento de água. Na região dos Campos Gerais, apenas Palmeira passou pelas restrições de abastecimento.


De acordo com o Simepar, nos primeiros dias de 2022 choveu 20 mm em Ponta Grossa. A Sanepar reforça a necessidade do uso racional da água em todo o estado, como economizar no banho, evitar lavar calçadas e carros e fechar as torneiras.


Reservatórios de água estão abaixo da media em ponta grossa, mas sanepar descarta rodizio por enquanto.


Ouça:


bottom of page