top of page
  • CBN Ponta Grossa

Secretário da Fazenda afirma que rejeição do reajuste do IPTU é "injustiça fiscal"

Os vereadores rejeitaram o reajuste do valor dos terrenos do Imposto na sessão dessa quarta-feira (15).

Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

O secretário da Fazenda de Ponta Grossa, Cláudio Grokoviski, afirmou que o IPTU do ano que vem terá reajuste apenas da reposição inflacionária do período de cerca de 10%. O reajuste será aplicado sobre a taxa de coleta de lixo, o valor venal dos terrenos e das edificações.


Os vereadores rejeitaram o reajuste do valor dos terrenos do Imposto na sessão dessa quarta-feira (15). O projeto foi rejeitado após um empate. O secretário afirmou, em nota, que o resultado da votação no legislativo "faz parte do processo democrático", mas "manter a Planta Genérica de Valores desatualizada por mais um exercício financeiro é uma injustiça fiscal".


De acordo com o secretário, não se pode admitir que terrenos na mesma rua permaneçam com discrepância no valor do metro quadrado. Grokoviski também ressaltou que a questão deve ser debatida pelo município, "pois quanto mais se adia essa atualização, maior será a defasagem a ser corrigida no futuro".


Segundo a nota, os reflexos negativos da não aprovação serão sentidos no início do ano que vem. O secretário destacou que pode faltar recursos para dar conta do crescimento das demandas da população pelos serviços públicos.


Ainda não há definição sobre a reapresentação do projeto na Câmara Municipal.


bottom of page