Socorristas: profissionais foram responsáveis por mais de 76 mil atendimentos em 2022 na região
- CBN Ponta Grossa

- 12 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atendimento de urgência é feito em casos de acidentes de trânsito, mal súbito, queimaduras, crises cardíacas e outras emergências.

Mais de 76 mil atendimentos pré-hospitalares foram realizados na região dos Campos Gerais em 2022, de acordo com um levantamento do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU).
Esse tipo de atendimento de urgência é feito em casos de acidentes de trânsito, mal súbito, queimaduras, crises cardíacas e outras emergências.
O primeiro socorro em uma ocorrência pode fazer a diferença na vida da vítima. Os profissionais responsáveis por esse tipo de atendimento são os socorristas, que atuam nas ruas, estradas, ou onde a vítima estiver, para prestar atendimento rápido, preciso e eficiente, além de transportá-la para a unidade hospitalar.
O dia do socorrista foi comemorado nessa terça-feira (11). O socorrista é o profissional que trabalha no atendimento pré-hospitalar (APH), que pode ser formado no curso de socorrista, condutor com curso de socorrista e direção de veículos de emergência ou profissionais da área da saúde, como técnico em enfermagem, médico ou enfermeiro, estes com formação específica para o APH.
De acordo com o Consórcio, os socorristas trabalham em plantões de 8 ou 12 horas e são responsáveis pela checagem de alguns materiais, equipamentos, organizar a viatura, além do atendimento pré-hospitalar.
Nos Campos Gerais, o CimSamu é responsável pelo atendimento da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde do Paraná.








Comentários