top of page
  • CBN Ponta Grossa

Termina hoje prazo para partidos preencherem vagas remanescentes de candidatos a vereador

Segundo a lei eleitoral, cada partido pode lançar até 150% do número de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal. Em Ponta Grossa, 19 lugares serão ocupados para o ano que vem

Fórum Eleitoral de Ponta Grossa. Foto: Reprodução/Arquivo/aRede
Fórum Eleitoral de Ponta Grossa. Foto: Reprodução/Arquivo/aRede

Faltando um mês para o primeiro turno das eleições municipais, a direção dos partidos políticos tem até hoje (16) para preencher as vagas restantes de candidatos a vereador.


Segundo a lei eleitoral, cada partido pode lançar até 150% do número de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal. Em Ponta Grossa, 19 lugares serão ocupados para o ano que vem.


As legendas têm até 30 dias antes da votação para preencher as vagas remanescentes caso o número de candidatos permitido não tenha sido indicado nas convenções.


O máximo previsto em Ponta Grossa é de 29 candidatos por partido. Conforme dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas, cinco partidos registraram esse número no município. Outras 15 legendas ainda podem ocupar as vagas.


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), para o registro deve ser observada a “quota de gênero”, que prevê o mínimo de 30% de candidatas mulheres e o máximo de 70% de homens, ou vice-versa.


O registro de candidaturas remanescentes segue o mesmo rito dos outros cadastros.


Ouça o áudio da notícia:


bottom of page