top of page
  • CBN Ponta Grossa

UEPG busca ampliar capacidade da testagem de exames RT-PCR

O trabalho será feito no Laboratório de Diagnóstico Molecular.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aguarda a liberação da Vigilância Sanitária e a chegada de equipamentos para ampliar o numero de testes RT-PCR ao dia. O exame para detectar a Covid-19 já é feito no Laboratório de Diagnóstico Molecular, pertencente ao Laboratório Universitário de Análises Clínicas e, atualmente, atende a alunos e funcionários da UEPG e o Hospital Universitário (HU) com cerca de 60 exames diários.


O coordenador do laboratório, Bruno Ribeiro Cruz, explica sobre os equipamentos que estão em fase de tratativa com órgãos estaduais.


Ouça abaixo


Para a conservação correta do material, o espaço também terá um ultrafreezer de -80°C.


A ampliação da testagem deve permitir que o laboratório auxilie no atendimento de pacientes dos municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa. Segundo o professor Bruno Ribeiro, neste momento o trabalho é de preparação.


Ouça abaixo


O projeto faz parte do plano estadual da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Saúde do Paraná.


Quatro bolsistas estão envolvidos no processo e auxiliaram na elaboração dos procedimentos padrões, documentações e metodologia do diagnóstico. A unidade ficará homologada junto ao Laboratório Central do Paraná (Lacen).


Para a adequação do Laboratório, foi realizado um projeto arquitetônico seguindo todas as resoluções da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. O local é separado em duas salas, para conter o risco de contaminação e duas antecâmaras de paramentação. Também foram implantados exaustores, que deixam o ar limpo e impedem a saída de qualquer partícula contaminante.





bottom of page